Posted by: felipewolf | Indicação, Opinião, Resenha Nenhum comentário em [Resenha/Opinião] Livro – Yakuza Moon, Memórias da filha de um gângster – Shoko Tendo

[Resenha/Opinião] Livro – Yakuza Moon, Memórias da filha de um gângster – Shoko Tendo

Para o início deste post… Eu gostaria, primeiramente, de agradecer ao mister Ogata-san, pela indicação maravilhosa deste livro, que nem de longe eu buscaria ler, por livre e espontânea vontade.

Já que biografias, não são muito meu estilo de leitura né?

Mas desde já, deixo gravado os meus mais sinceros agradecimentos, pelo menos, em palavras mister Ogata-san ^____^

O que você esperaria de um livro com este nome?
Eu imaginei mil coisas sobre a Yakuza, e eu estava errado.

Yakuza Moon por Shoko Tendo, indicação de um bom/ótimo amigo e colega de trabalho e que inclusive, me foi emprestado para ler (e sim, vou devover!), foi uma experiência completamente nova para mim.

Quando eu vi esta capa, e chamativa, eu ja imaginava uma história bem pesada, com uma reviravolta no minimo, sangrenta por parte da “Filha do Gangster”, a senhorita Shoko Tendo.

 

Levando em consideração que é uma biografia, posso afirmar que a leitura da vida dela me foi bem facil, para a minha surpresa.

Geralmente esses livros de biografia tendem a ser cheios de detalhes sobre os lugares, sobre as pessoas e a vida de cada uma delas, e isso me cansa a leitura, pois as vezes, só que é importante, deve ser contado, levando em consideração os detalhes que fizeram a diferença na vida dos envolvidos, e por isso, eu tendo a não gostar desse tipo de leitura.

Gostar deste relato, foi uma surpresa para mim mesmo, principalmente.

Acompanhamos a vida da Shoko, desde um pouco antes da sua adolescencia, até a sua vida adulta de uma forma bem detalhada. Conhecemos seus amigos, seus pais, seus irmãos e claro, seus amores.

Não vou dar spoilers mas, Taka foi um grande homem, uma pena não ter terminado como todos nós desejaríamos que tivesse sido. 

#FicaMeuDesejo.

E ainda, vale muito a pena ressaltar alguns pontos muito importantes sobre o livro, onde o principal é:

  • Desmistifição de que, o Japão é perfeito. 
  • Bullying é uma realidade em qualquer lugar do mundo, seja entre crianças, adolescentes ou até, adultos.
  • Dinheiro pode fazer milagres, ou não.
  • As pessoas só mudam, após uma tragédia, infelizmente, para a grande maioria, com a Shoko não foi diferente.
  • Todos são pessoas, e todas arcam com as coisas que fazem durante a vida.

Acredito que, o livro possa abrir os olhos e a mente de muitas pessoas pois, não é um livro fácil, é necessário ter um pouco de estômago sim.

A senhorita Tendo, não nos polpa dos detalhes sórdidos mas, não faz disso em momento nenhum, um tipo de penação ou lamúria, por isso, passndo pelo momento de dificuldade junto com ela, podemos ver como suas decisões e escolhas, a fizeram desisitr, ou não das coisas da vida…

 

De uma maneira linda e triste mas, maravilhosamente bem relatado, vemos como a vida vai continuar seguindo o seu rumo, e para continuar nela, precisamos, mais do que tudo, de nós mesmos nos ajudando.

Sempre.

 

Acho justo, no mínimo, agredecer a Senhorita Shoko Tendo, por nos contar a sua história, e ajudar, a todos que precisem de uma história assim, de vida e real, para conseguir seguir em frente, depois de tantas provas de vida, sem pausa.

Obrigado Senhorita Tendo-san. 

Tags:, , , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta