Você já ouviu falar da estação Julio Prestes em São Paulo? Se não, com certeza seus pais e avós sim. Deixe eu te mostrar ela um pouco em 01/05/2024.
Pois é, preciso dizer que anos, eu tenho vontade de conhecer e ver esse prédio icônico da região central de São Paulo. E porque só agora em 2024?
Recentemente, em resumo, o governo esta tentando, de varias e diversas maneiras, resolver o problemas de pessoas viciadas em drogas e alcool da região central, com muita dificuldade inclusive. Porem recentemente o espaço foi revitalizado pois os dependentes não estao mais nesta região, devido as ações do governo, o que possibilita a volta do uso e passeio pela região.
O ponto acima, eu acredito ser importante ser citado, afinal, as coisas não são das mais belas em, questoes desse genero, mas, seguindo para o assunto principal aqui:
A Estação Julio Prestes/Complexo Julio Prestes
Apesar das fotos ficarem lindas, a estação está num estado atual de “largada”. Claro, não vou deixar de pontuar aqui, que o restauro começou faz menos de 1 mes por parte da empresa privada que ganhou a concessão do transporte de trilhos da linha, voce pode ler mais sobre isso aqui. Veja uma materia clicando aqui!
Mas eu acredito que essa atitude vai trazer de volta todo o explendor, ao menos visual, da estação que foi a principal da região central na epóca do café.
Inclusive, para as pessoas mais velhas, que chegaram a ver o primeiro terminal urbano da cidade de São Paulo, que foi demolido anos depois, o terminal ja ficava praticamente na frenta da estação, trazendo aos olhos de quem chegava a São Paulo, uma visão deslumbrante na época com essas duas belezas arquitetonicas monumentais logo na entrada!
Ja imaginou chegar em são Paulo e ver esses prédios? Pois é
Sabemos que hoje não é mais assim, mas agora, ao menos, podemos contemplar e olhar e relembrar toda a história por tras deste icônico complexo que abriga secretarias, estação e a melhor e maior sala de orquestra da america latina, a Sala São Paulo.
Pina Estação / Memórial da Resistência
Pina Estação é o nome do café que fica no terreo do prédio.
Gente… que Chai maravilhoso! E ate para quem não é vegano, fica muito melhor com leite vegetal, confia! Só vai!
E o café é a porta de entrada do memorial que é o prédio todo!
O Memórial da Resistencia de São Paulo é fundado no Antigo prédio do Departamento de Policia que cuidava dos presos políticos da epoca da Ditadura Militar / Regime Militar. Leia como preferir de acordo com a sua visão política dos fatos históricos.
É um memórial de fato muito interessante, pois abrange a atualidade e o passado. Lutas antigas e lutas novas. Dependendo da sua visão politica, pode ser que você nao se alinhe muito com a proposta do memorial, mas acredito que é sempre bom ver um pouco do modo de pensar do outro, mantendo o respeito, esta tudo bem sempre!
Boulevard Maestro João Carlos Martins – Estação Luz
E para finalizar, e dar mais agilidade na ligação entra a estação da Luz e o Complexo Julio Prestes, foi inaugurado recentemente, um caminho ligando a estação da Luz e a Sala Sao Paulo/ Memorial da resistencia, sem passar pela rua, e diga-se de passagem, é lindo de mais!
Para finaliza, foi um passeio muito bom!
Foi até melhor do que o esperado e é facilmente adaptavel passar por parte do complexo durante o dia, pode-se fazer como um belo roteiro de passeio de varias maneiras.
Valeu muito apena!
Vou deuixar aqui os Links e redes sociais dos lugares caso voce queira ver os locais!
- Estação Julio Prestes – https://maps.app.goo.gl/hdTH67bPiN8meogw8
- Sala São Paulo – http://salasaopaulo.art.br/home.aspx
- Memorial da Resistência – https://memorialdaresistenciasp.org.br/
- Boulevard Maestro João Carlos Martins – https://www.instagram.com/cptm_oficial/reel/C5G_NIXJGGu/